1
2
Neste Web Story você vai aprender de maneira simples como declarar seus investimentos em criptomoedas e ficar tranquilo!
3
Criptomoedas são ativos digitais que garantem segurança e descentralização. Com o sucesso nos investimentos, é crucial declarar seus criptoativos no Imposto de Renda para evitar problemas com a Receita Federal.
4
Extratos das exchanges mostram suas transações de compra, venda e recebimento de criptomoedas; registre manualmente transações não listadas nesses extratos em planilhas de controle e anote dados de doações e perdas de criptomoedas.
5
Entre no site da Receita Federal e baixe o programa do Imposto de Renda. Se preferir, utilize o aplicativo para celular.
6
No programa, vá em "Bens e Direitos" e depois "Novo". Selecione "Criptoativos" e o tipo de moeda (Bitcoin, Ethereum, etc.). Informe a quantidade e o valor de cada criptomoeda em 31/12/2023
7
Na aba "Ganhos de Capital", informe as transações de compra e venda de criptomoedas. Inclua doações, perdas e recebimentos de outras fontes. Use o GCAP (Programa Gerador de Declaração de Ganhos de Capital) para facilitar a vida!
8
O imposto sobre as criptomoedas é de 17% sobre o lucro. Vendas mensais de até R$ 35.000,00 são isentas. Use o GCAP para calcular o valor exato do imposto.
9
No GCAP, gere o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) com o valor do imposto a pagar. Pague o DARF até o último dia útil do mês seguinte à transação.
Informar valores incorretos, esquecer de declarar transações ou não pagar o imposto pode resultar em multas e juros.Declarar corretamente os investimentos em criptomoedas evita problemas com a Receita Federal e garante tranquilidade para você