A Nvidia anuncia a próxima geração de GPU, a Blackwell, que promete permitir a construção e execução de IA generativa em tempo real em grandes modelos de linguagem com trilhões de parâmetros a um custo e consumo de energia 25 vezes menor do que seu antecessor, a série Hopper. A Blackwell recebeu o nome do matemático David Harold Blackwell, o primeiro estudioso negro a entrar na Academia Nacional de Ciências.
Essa inovação marca um avanço significativo no campo da inteligência artificial e do processamento gráfico, abrindo novas possibilidades para aplicações de IA em tempo real e trazendo potenciais benefícios em termos de eficiência energética e custo para uma variedade de setores, desde a pesquisa científica até os jogos eletrônicos.
Arquitetura Blackwell
A arquitetura Blackwell é fabricada usando um processo TSMC 4NP de limite de dois retículos personalizado com matrizes de GPU conectadas por meio de um link chip-to-chip de 10 TBps em um único GPU unificado. Com 208 bilhões de transistores, um aumento em relação aos 80 bilhões da série Hopper, a Blackwell inclui um mecanismo transformador de segunda geração e novos recursos de inferência de IA de ponto flutuante de 4 bits. Além disso, possui um novo mecanismo dedicado à confiabilidade, disponibilidade e capacidade de serviço, com manutenção preventiva baseada em IA para executar diagnósticos e prever problemas de confiabilidade.
O anuncio da Nvidia
A Nvidia anunciou que a Amazon, Google, Meta, Microsoft, Oracle Cloud e OpenAI estão entre as empresas que implantarão GPUs Blackwell ainda esse ano. Além disso, a Blackwell estará disponível como um ‘Superchip’, com dois GPUs B200 e um CPU Nvidia Grace através de uma ligação chip-to-chip de 900GBps.
O Superchip GB200 proporciona um aumento de desempenho de até 30 vezes em comparação com o GPU Nvidia H100 para cargas de trabalho de inferência LLM, além disso, reduz tanto o custo quanto o consumo de energia em até 25 vezes.
A Blackwell tem um motor de descompressão dedicado para acelerar consultas de banco de dados e “recursos avançados de computação sensível” não revelados. De acordo com a Nvidia, o B100, B200 e GB200 rodam entre 700W e 1200W, dependendo do SKU e do tipo de resfriamento utilizado.
Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, disse que a IA generativa é a tecnologia definidora do nosso tempo. Os GPUs da Blackwell são o motor que impulsionará essa nova revolução industrial. Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou que a Blackwell oferece enormes avanços em desempenho e acelerará a capacidade de fornecer modelos de ponta. Elon Musk, CEO da Tesla e da xAI, acrescentou que atualmente não há nada melhor do que o hardware da Nvidia para IA.
Conclusão
Agora que você está por dentro do mundo da Tecnologia com o GEX News, é possível acompanhar as últimas tendências e novidades do setor. Além disso, mantenha-se atualizado com as informações mais relevantes e confiáveis.
Com a rápida evolução da tecnologia, é importante estar sempre informado para se manter competitivo no mercado. Além disso, aproveite as vantagens que a tecnologia pode oferecer para melhorar sua vida pessoal e profissional.