Na terça-feira, dia 5 de março de 2024, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp param de funcionar repentinamente, causando impacto financeiro e gerando prejuízos em diversos tipos de negócios. O apagão teve grande impacto na comunicação de muitas empresas, consultórios, serviços e tribunais de Justiça, que tiveram dificuldade para confirmar agendamentos. Autônomos e pequenas empresas que dependiam dessas redes sociais também foram afetados. Pelo menos 175 mil restaurantes em São Paulo que usam o WhatsApp para vender sentiram o impacto da indisponibilidade da rede. Muitos clientes não conseguiam fazer pedidos e os restaurantes perderam vendas.
Facebook, Instagram e WhatsApp param de funcionar
A parada dos serviços também afetou o trabalho de muitas pessoas que dependiam de aplicativos de mensagens para se comunicar. Além disso, funcionários que trabalhavam em casa ficaram sem comunicação e tiveram que recorrer a outros meios para se comunicar com seus colegas. Por outro lado, autônomos, como os motoboys, que ganham por entrega, tiveram que parar de trabalhar. Isso porque trabalham com empresas que mandam entrega pelo WhatsApp e só recebem pagamento por cada entrega feita. Sem o aplicativo funcionando, eles ficaram sem trabalho e sem pagamento.
Outros negócios que dependiam do WhatsApp, como farmácias e lojas, tiveram que orientar seus clientes a entrar em contato por telefone. Além disso, alguns clientes mais velhos não entenderam que houve uma parada geral e ficaram confusos. Por exemplo, a farmácia, que tem dois funcionários só para atender o “balcão digital”, teve que explicar aos clientes que o WhatsApp parou e que eles teriam que fazer os pedidos por telefone.
O Facebook
O Facebook tem quase 3 bilhões de usuários em todo o mundo, sendo que 2 bilhões entram na rede social todos os dias. Além disso, o Instagram e o WhatsApp também conectam 2 bilhões de pessoas pelo mundo. No entanto, quando os serviços começaram a ser retomados, o Facebook pediu desculpas aos usuários. Por outro lado, na bolsa eletrônica Nasdaq, as ações do Facebook tiveram uma queda expressiva de quase 5%.
O problema começou quando faltavam 15 minutos para 12h na Costa Leste dos Estados Unidos, 12h45 pelo horário de Brasília. Em poucos minutos, um sistema de queixas de usuários sobre serviços na internet recebeu mais de 120 mil reclamações relacionadas ao Facebook, ao Instagram e ao WhatsApp. Posteriormente, a empresa usou outra rede social para reconhecer a interrupção.
A primeira suspeita é que tenha sido uma falha no Sistema de Nomes de Domínios (DNS). O DNS funciona como uma agenda de telefones. Ao lado do nome de cada site, aparece uma sequência de números que representa o endereço de IP. É essa sequência que direciona o usuário para um site na internet. O diretor de análises de internet, Doug Madory, acredita que o defeito foi causado por uma falha interna do Facebook, e não pela ação de hackers. Em 2019, o Facebook ficou 24 horas fora do ar, mas com o trabalho remoto por causa da pandemia e o aumento do número de usuários, o defeito desta segunda-feira atingiu muito mais gente.
A queda dos serviços do Facebook aconteceu horas depois de a antiga gerente de produtos Frances Haugen acusar a empresa de priorizar o lucro sobre a segurança do usuário. Segundo Haugen, o Facebook não derruba postagens de fake news ou que estimulam a divisão política porque elas mantêm os usuários mais tempo no site.
Conclusão
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